Eficiência Energética

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O que é Eficiência Energética?

Eficiência Energética significa produzir mais ou as mesmas atividades, consumindo uma quantidade menor de energia.
Em outras palavras, eficiência energética é utilizar a energia de forma mais racional para se obter um determinado resultado. Geralmente, o termo é utilizado por organizações que buscam reduzir o consumo de energia elétrica sem prejuízo às suas operações.

Como alcançar a Eficiência Energética?

Existem dois pontos principais para que um projeto de eficiência energética atinja seus objetivos: A questão técnica e a questão financeira.
Tecnicamente, os profissionais devem determinar quais os processos menos eficientes na empresa e implementar soluções ou tecnologias que tornem o consumo de energia mais eficiente.
Definida a solução técnica, a área financeira deve buscar a forma mais adequada de financiar o projeto.

Financiamento

Tradicionalmente, os produtos e tecnologias mais eficientes são adquiridos e pagos à vista ou em poucas parcelas. Porém, existem outras formas de financiamento e muitas linhas de crédito acessíveis a organizações de todos os portes que devem ser consideradas.
Opções de financiamento estão disponíveis para a maioria dos projetos de eficiência energética, desde a troca da iluminação no valor de R$ 10.000 a projetos de retrofit multimilionários.
Porém, encontrar um financiamento adequado ao seu projeto pode ser complexo e demorado. É recomendável contar com o apoio de um parceiro especializado para encurtar o tempo de planejamento e execução, e maximizar a economia.

Tecnologias Eficientes

Praticamente todas as áreas apresentam inovações em produtos e tecnologias que permitem um menor consumo de energia. Algumas das principais são:

Iluminação: Lâmpadas de LED
Controle de Iluminação
Climatização: Ar Condicionado, Aquecimento, Ventilação e outras
Aquecimento de Água
Sistema de Gerenciamento de Energia Elétrica, Gás e Água
Sistemas de Automação
Troca e Dimensionamento de Motores

Dicas Setoriais

Adotar melhores práticas de energia eficiente é essencial para organizações em diversos setores. Leia mais sobre algumas dessas recomendações:

Hotelaria
Indústria
Comércio
Edifícios Comerciais
Shopping Centers
Galpões